Você tem dúvidas sobre Fratura de Órbita? Confira a entrevista com o Dr. Victor Marques

1. O que é Fratura de Órbita?

É a fratura de alguns dos ossos que formam a caixa óssea que protege os olhos. Esta estrutura óssea toda em torno dos olhos é chamada de órbita. E a fratura de qualquer um desses ossos é conhecida como fratura de órbita.

2. Quais são os sintomas da fratura de órbita?

Em uma fase aguda os sintomas são inchaço e hematoma em torno dos olhos. A restrição do movimento dos olhos, a visão dupla e o olho fundo também podem aparecer na fase aguda ou aparecer numa fase mais tardia.

3. É possível fraturar a órbita após pancadas em outras partes do rosto que não sejam necessariamente o olho?

Pode sim. Mesmo porque quando ocorrem traumas faciais dependendo do tipo de acidente é difícil identificar exatamente onde foi a pancada, além do mais a onda de choque também pode causar fraturas em locais próximos onde foi pancada real.

4. Quais os exames que preciso fazer após ter fraturado a órbita?

Normalmente a tomografia de órbita e face é o exame padrão para identificarmos e classificarmos as fraturas de órbita.

A partir de então um exame com um oftalmologista com experiência em cirurgias orbitárias se faz necessário, pois existem uma série de repercussões oculares que podem estar associadas a fratura orbitária. E toda essa informação é importante para indicar o melhor momento de realizar a correção cirúrgica.

5. Existe algum tratamento não cirúrgico a ser feito?

Sim. Nem todos os casos de fratura são cirúrgicos. Tratamos conservadoramente os casos que além de não apresentarem sintomas, também não apresentam riscos de repercutirem sintomas e sequelas tardiamente.

Envie sua mensagem de qualquer lugar do Brasil, o Dr. Victor Marques atende pacientes por todo o país. Ou seja, nada separa você de um atendimento humano, personalizado e sem interferências. Escreva agora:

6. É preciso realizar uma cirurgia para reconstruir a cavidade orbitária?

Quando as fraturas apresentam sintomas de olho fundo, ptose, restrição de movimento, musculatura presa, entre outras, a indicação cirúrgica de reconstrução é imediata.

7. Quanto tempo dura a cirurgia?

Em média em torno de 2 a 6 horas, dependendo da extensão e complexidade da fratura.

8. Há um período para a completa consolidação óssea, após cirurgias de fratura de órbita? Durante esse período, há algum tipo de desconforto?

Após a reconstrução cirúrgica indicamos um período sem atividade física em torno de 30 dias. Também orientamos a não assoar o nariz para evitar que o ar entre no subcutâneo provocando um inchaço abrupto causado pelo ar, chamado de enfisema subcutâneo periorbitário.

9. Pode existir alguma sequela após a cirurgia?

Sim. A diplopia é a sequela mais comum após o trauma e nem sempre é reabilitada em 100% após a cirurgia. O objetivo da cirurgia é amenizar esses riscos e evitar diplopia em posições que restrinjam a atividade profissional.

10. Quais as recomendações do doutor pós tratamento cirúrgico?

O mais importante é a realização de uma cirurgia bem feita. Com a reabilitação do formato ósseo da órbita, os cuidados pós-operatórios se limitam a amenizar o edema e repouso de atividades físicas.

Está na hora de cuidar da saúde dos seus olhos, afinal, manter a integridade física e a visão é indispensável para resguardar a qualidade de vida. Confie no Dr. Victor Marques, conheça mais sobre ele:

. Graduação: Medicina – Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais;

Com expertise garantida, o Dr. Victor Marques é o profissional ideal para cuidar do seu tratamento. E sabe qual é o outro diferencial dele? Atende você diretamente pelo WhatsApp. Isso mesmo, sem intermediários: você fala diretamente com o seu médico, esclarece dúvidas iniciais e já agenda a primeira consulta.