Fístula Carótido Cavernosa

Fístula Carótido Cavernosa

Fístula Carótido Cavernosa (FCC)– o termo fístula ao se referir a vasos sanguíneos é utilizado quando acontece uma comunicação entre uma artéria e uma veia em qualquer parte do organismo causando aumento do fluxo sanguíneo venoso (aumento de pressão venosa).

A Fístula Carótido Cavernosa ocorre quando essa comunicação se faz entre a artéria carótida interna e uma estrutura de emaranhados de vasos venosos denominado seio cavernoso. Esta comunicação pode ocorrer direto da artéria carótida interna também chamadas de fístulas diretas ou de algum dos ramos dessa artéria na mesma região conhecidas como fístulas indiretas.

Onde ocorre a Fístula Carótido Cavernosa

Dentro e próximo ao seio cavernoso passam todos os nervos responsáveis pela parte motora (movimento ocular) e sensitiva dos olhos, assim como, é uma estrutura próxima ao quiasma óptico estrutura anatômica de onde saem os dois nervos ópticos responsáveis pela visão.

A Fístula Carótido Cavernosa pode se formar de maneira espontânea (cerca de 25% dos casos) ou, aparecerem secundárias a traumas craniofaciais (como ocorre em 75% dos casos). [1-3]

VOCÊ PRECISA DE UM CIRURGIÃO DE ÓRBITA EXTREMAMENTE BEM PREPARADO

Está na hora de cuidar da saúde dos seus olhos, afinal, manter a integridade física e a visão é indispensável para resguardar a qualidade de vida. Confie no Dr. Victor Marques, conheça mais sobre ele:

Currículo do Dr. Victor Marques

.Graduação: Medicina – Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais;
. Ph.D pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto -USP;
. Treinamento cirúrgico: Oculoplástica e cirurgia de órbita pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP);
. Fellowship Observacional: Oculoplástica em mais de 5 países (Argentina, Canadá, Itália Estados Unidos e México);
· Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular;
· Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia;
. Coordenador do ambulatório de Patologias Orbitárias (oncologia, trauma, anomalias, doenças inflamatórias etc) na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte;
· Professor de anatomia na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG).

Com expertise garantida, o Dr. Victor Marques é o profissional ideal para cuidar do seu tratamento. E sabe qual é o outro diferencial dele? Atende você diretamente pelo WhatsApp. Isso mesmo, sem intermediários: você fala diretamente com o seu médico, esclarece dúvidas iniciais e já agenda a primeira consulta.

ONDE VOCÊ MORA?

Não importa. O atendimento é realizado em todo o país, basta que você entre em contato e tenha acesso a um contato humano, personalizado para você se sentir, desde o primeiro momento, muito bem cuidado.

Referências:

  1. Kohli, G.S. and B.C. Patel, Carotid Cavernous Fistula, in StatPearls. 2018: Treasure Island (FL).
  2. Henderson, A.D. and N.R. Miller, Carotid-cavernous fistula: current concepts in aetiology, investigation, and management. Eye (Lond), 2018. 32(2): p. 164-172.
  3. Ellis, J.A., et al., Carotid-cavernous fistulas. Neurosurg Focus, 2012. 32(5): p. E9.

 

Quer receber um atendimento do Dr. Victor Marques?
Acesse a Área de Agendamento e entre em contato conosco. Se preferir, fale com o doutor pelo WhatsApp (31) 99377-0002

agendamento-por-whatsapp-dr-victor-marques

Tire suas dúvidas pelo Whatsapp do Doutor

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support