Linfoma orbitário

Linfoma orbitário

Linfoma Orbitário –  Os linfomas são tumores malignos originados de células do organismo conhecidas como linfócitos. Os linfomas podem ser oriundos dos linfócitos B, linfócitos T e menos comum de células conhecidas como natural killer (NK).

São divididos em duas grandes categorias denominadas de Linfoma de Hodgkin e linfomas não Hodgkin. Os linfomas Hodgkin são originários dos linfócitos B. Já os linfomas não Hodgkin são um grupo heterogêneo de tumores originados de linfócitos B, linfócitos T e de células natural killer, sendo que cada um destes, ainda tem uma série de subdivisões e classificações.

A órbita é um sítio comum de acometimento por todos os tipos de linfoma assim como a conjuntiva, as pálpebras e vias lacrimais. O linfoma é o tumor maligno mais comum nos anexos dos olhos. É uma neoplasia também comum a idades mais avançadas, mas, podendo aparecer em qualquer idade. A incidência anual de linfoma na região extraocular, em alguns países, chega a ser de 2 casos para cada 100 mil indivíduos acima de 80 anos de idade.

Sintomas do Linfoma Orbitário

Os principais sintomas do acometimento orbitário são: proptose (olho pra fora), restrição de movimento ocular, visão dupla, inchaço em torno dos olhos, dor, ptose palpebral (pálpebra caída), deslocamento do olho, edema, podendo também apresentarem sintomas sistêmicos como febre sem causa, sudorese noturna e perda de peso(emagrecimento).

Os exames utilizados para identificar tais alterações são exames de imagem (tomografia computadorizada e ressonância magnética das órbitas e face). Quando necessário, uma micro cirurgia para realizar uma biópsia na órbita é indicada para finalmente confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado com radioterapia e ou quimioterapia.

O oftalmologista com experiência em cirurgia de órbita e Linfoma Orbitário realiza tal procedimento com auxílio de lupas micros cópias ou microscópio utilizando incisões mínimas evitando sequelas e permitindo assim a realização do diagnóstico sem maiores sequelas ou riscos.

A demora do diagnóstico pode trazer consequências desde perda visual definitiva a disseminação da doença para outros órgãos causando outros transtornos e dificuldades terapêuticas.[1]

VOCÊ PRECISA DE UM CIRURGIÃO DE ÓRBITA EXTREMAMENTE BEM PREPARADO

Está na hora de cuidar da saúde dos seus olhos, afinal, manter a integridade física e a visão é indispensável para resguardar a qualidade de vida. Confie no Dr. Victor Marques, conheça mais sobre ele:

Currículo do Dr. Victor Marques

.Graduação: Medicina – Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais;
. Ph.D pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto -USP;
. Treinamento cirúrgico: Oculoplástica e cirurgia de órbita pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP);
. Fellowship Observacional: Oculoplástica em mais de 5 países (Argentina, Canadá, Itália Estados Unidos e México);
· Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular;
· Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia;
. Coordenador do ambulatório de Patologias Orbitárias (oncologia, trauma, anomalias, doenças inflamatórias etc) na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte;
· Professor de anatomia na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG).

Com expertise garantida, o Dr. Victor Marques é o profissional ideal para cuidar do seu tratamento. E sabe qual é o outro diferencial dele? Atende você diretamente pelo WhatsApp. Isso mesmo, sem intermediários: você fala diretamente com o seu médico, esclarece dúvidas iniciais e já agenda a primeira consulta.

ONDE VOCÊ MORA?

Não importa. O atendimento é realizado em todo o país, basta que você entre em contato e tenha acesso a um contato humano, personalizado para você se sentir, desde o primeiro momento, muito bem cuidado.

Referência:

  1. Olsen, T.G. and S. Heegaard, Orbital lymphoma. Surv Ophthalmol, 2019. 64(1): p. 45-66.
Quer receber um atendimento do Dr. Victor Marques?
Acesse a Área de Agendamento e entre em contato conosco. Se preferir, fale com o doutor pelo WhatsApp (31) 99377-0002

agendamento-por-whatsapp-dr-victor-marques

Tire suas dúvidas pelo Whatsapp do Doutor

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support