Tumor Intra Ocular

eye-4702141_1920

Os tumores oculares são relativamente raros, e geralmente agressivos, tornando o prognóstico mais complicado e desfavorável, são chamados de Tumor Intra Ocular.

Tumores oculares primários, também chamados de intra oculares, aparecem dentro dos olhos. Os dois tipos de tumores intraoculares mais comuns são o Retinoblastoma e o Melanoma.

O retinoblastoma é o tumor maligno mais comum nos olhos em crianças até 5 anos de idade.  A formação se origina nas células da retina. Surge pela inativação de um Gen inibidor de tumor (RB1). A incidência mundial é de um caso para cada 15 a 20 mil nascidos vivos, correspondendo 9 mil casos novos por ano.[1]

Característica do Tumor Intra Ocular

A característica mais marcante do retinoblastoma em crianças é o reflexo esbranquiçado da pupila, que pode ser identificado através do flash de câmeras fotográficas.

Tipos de Tumor Intra Ocular

Retinoblastoma

O diagnóstico e sucesso do tratamento dependem da capacidade dos pais e do pediatra em detectarem sinais da doença na fase inicial. A avaliação do oftalmologista, é essencial para realização dos exames necessários, como o exame de fundo de olho, para diagnóstico definitivo e determinação da extensão da doença.

O tratamento varia desde a terapia local com laser, em tumores menores, até outras modalidades de tratamento como cirurgia, braquiterapia, quimioterapia e em tumores maiores. Os melhores resultados são obtidos nos estágios iniciais da doença.[2]

Melanoma

O melanoma é o tumor maligno mais comum nos olhos em adultos. Acomete igualmente homens e mulheres entre 45 e 60 anos de idade. Na maioria das vezes é assintomático, mas pode se manifestar com alterações visuais em caso de descolamento da retina ou volume tumoral significativo. Não apresenta fatores de risco muito bem estabelecidos.

Pode ocorrer tanto na úvea, como na conjuntiva, membrana que recobre a parte branca do olho e a superfície interna das pálpebras.

O diagnóstico é realizado através de exames oftalmológicos que permitem o mapeamento da retina e a ultrassonografia. Apesar de não serem visíveis, os melanomas da úvea produzem sintomas como flashes luminosos, “moscas” volantes e perda parcial ou total da visão, assim como uveíte (inflamação dentro do olho). O melanoma é um tumor com alta capacidade de se disseminar (metástases) para outros órgãos , como fígado, cérebro , pulmão, tornando o mesmo agressivo e com uma necessidade de tratamento imediato ao ser detectado.

O tratamento do Tumor Intra Ocular pode ser realizado com placas radioativas, técnicas de termoterapia trans pupilar, braquiterapia, enucleação (remoção do globo ocular), quimioterapia ou imunoterapia. Em geral, é individualizado e orientado dependendo do tamanho do tumor.

A melhor maneira de prevenir o câncer de olho é estar atento aos sinais e sintomas e realizar consultas e exames oftalmológicos periódicos, aumentando sobremaneira as chances de detecção precoce e cura.

Leia mais aqui sobre o Câncer de Órbita.

Está na hora de cuidar da saúde dos seus olhos, afinal, manter a integridade física e a visão é indispensável para resguardar a qualidade de vida. Confie no Dr. Victor Marques, conheça mais sobre ele:

.Graduação: Medicina – Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais;

Com expertise garantida, o Dr. Victor Marques é o profissional ideal para cuidar do seu tratamento. E sabe qual é o outro diferencial dele? Atende você diretamente pelo WhatsApp. Isso mesmo, sem intermediários: você fala diretamente com o seu médico, esclarece dúvidas iniciais e já agenda a primeira consulta.

Referências

1. Singh, L. and S. Kashyap, Update on pathology of retinoblastoma. Int J Ophthalmol, 2018. 11(12): p. 2011-2016.
2. Lohmann, D.R. and B.L. Gallie, Retinoblastoma, in GeneReviews((R)), M.P. Adam, et al., Editors. 1993: Seattle (WA).