Síndrome Do Seio Silencioso

dr-victor-marques-orbita-03

A Síndrome do Seio Silencioso é uma doença oftalmológica rara, com apenas alguns casos registrados na literatura médica.

Esta Síndrome refere-se ao processo de Enoftalmia (retração do globo ocular para dentro da cavidade orbitária) de forma assintomática, espontânea, não relacionada a traumas craniofaciais e idiopática – sem causa ou motivo conhecido.

Portadores da Síndrome do Seio Silencioso geralmente apresentam quadros de doenças sinusais e do seio facial, como sinusite crônica, ou traumas que culminam com a oclusão do óstio do seio maxilar.[1]

O tratamento da Síndrome do Seio Silencioso é o mesmo usado no tratamento da Enoftalmia, com implante de materiais especiais reestruturando a cavidade orbitária e devolvendo o volume necessário para uma movimentação ocular e palpebral adequada. Uma cirurgia de desobstrução  do seio maxilar deve ser realizada no mesmo tempo cirúrgico para evitar recidivas.[1-3]

Referências:

1. Jovancevic, L., et al., Silent sinus syndrome: One more reason for an ophthalmologist to have a rhinologist as a good friend. Vojnosanit Pregl, 2017. 74(1): p. 59-63.
  2. Gan, W.L., Silent sinus syndrome as a recognised cause of unilateral painless enophthalmos. BMJ Case Rep, 2014. 2014.
3. Pula, J.H. and M. Mehta, Silent sinus syndrome. Curr Opin Ophthalmol, 2014. 25(6): p. 480-4.
Acesse a Área de Agendamento e entre em contato conosco. Se preferir, fale com o doutor pelo WhatsApp (31) 99377-0002