Tumor De Órbita

plasma-2753321_1920

Para quem está à procura de informações sobre tumor de órbita, é importante esclarecer: o diagnóstico precoce pode garantir a cura da doença.

Por isso, em caso de suspeita, dirija-se imediatamente ao oftalmologista e realize os exames solicitados. Geralmente, a ressonância magnética e o exame de fundo de olho são suficientes para descartar a possibilidade de câncer no olho.

A biópsia – remoção de uma pequena parte do tecido do olho, se necessário, há aplicação de anestesia – será requisitada se a avaliação médica indicar que se trata de um tumor no olho e, assim, também verificará qual o seu tipo (tumor benigno de órbita ou maligno) e estágio da enfermidade.

Para falar com um médico oftalmologista cirurgião de tumores da órbita, envie uma mensagem, via WhatsApp, para o Dr. Victor Marques 31 99377-0002. Com PhD em Medicina e especialização em Oculoplástica, realizada em mais de cinco países, e o melhor: atende em todo o Brasil. Cada minuto para o tratamento de tumores orbitais é valioso, envia uma mensagem ao doutor e comece a cuidar da sua visão:

Principais tipos de tumor globo ocular

Melanoma

É uma forma possível de tumor primários da órbita, mas, ainda assim, é uma manifestação rara. Contudo, pode ser letal, se não tratada a tempo. É um tumor maligno de órbita e pode atingir uma parte extensa da área ocular: das pálpebras até a região responsável por realizar a circulação sanguínea e, consequentemente, a nutrição da retina.

Conheça mais sobre elas:

. Úvea: parte interna do globo ocular.
· Conjuntiva: protege a “parte branca” dos olhos e região interna das pálpebras.

Atinge, com mais frequência, pessoas de 45 a 60 anos, especialmente aquelas de olhos claros e que se expõem, com intensidade, à luz e ao sol. O diagnóstico precoce é fundamental, pois, em até 50% dos casos, a enfermidade pode se espalhar por outras áreas do corpo.

Nos estágios iniciais, a doença não apresenta sintomas, o que comprova a importância de exames de rotina. Nas fases avançadas, os sintomas do melanoma ocular são: dor nos olhos, enxergar manchas pretas e flashes de luz, chegando até a perda da visão.

O tratamento, dependendo da gravidade, pode ser: braquiterapia, radiação com iodo ou ruthenio.

Retinoblastoma

Essa manifestação do tumor de órbita gera mais tristeza que as demais formas, pois atinge apenas crianças – do nascimento até os 5 anos de idade. A cada ano, registram-se 400 ocorrências da doença e 40% delas têm origem hereditária.

Também é um tumor maligno, originário nas células da retina e pode comprometer os dois olhos.

A principal forma de detectar este tipo de câncer de olho é reparar se existe branquidão na pupila nas fotografias retiradas da criança. O tratamento varia de acordo com o estágio do retinoblastoma: terapia local com laser, braquiterapia, quimioterapia e, se necessário, em casos mais graves, remoção do globo ocular.

Carcinoma basocelular e espino celular

São tipos de câncer comuns nas pálpebras e com invasão na órbita. A causa está relacionada à exposição exagerada ao sol. Os principais sintomas são: queda dos cílios e deformidades locais. O diagnóstico é confirmado com um exame de biópsia e o tratamento dependerá do estágio da doença e sua extensão.

O carcinoma espino celular também pode se originar de regiões periorbitárias e invadir a órbita, como vindo dos seios paranasais onde vindo deste sítio a causa pode estar relacionada ao tabagismo

Sintomas do tumor de órbita

Resumidamente, os sinais para os quais deve-se ficar atento são:
· Dor nos olhos;
· Enxergar manchas pretas e flashes de luz;
· Perda da visão;
· Branquidão da pupila;
· Queda dos cílios;
· Deformidade nos olhos.

Exames para tumor da órbita

De forma geral, os exames de imagem (tomografia e ressonância magnética) e biópsia são os principais procedimentos para diagnosticar o tumor do globo ocular. E, para o tratamento, a cirurgia para retirar tumor de órbita pode ser uma opção, a depender do estágio da doença.

Procurando um doutor que opera o olho?

E você quer falar com ele agora? Então, envie uma mensagem, via WhatsApp, e esclareça suas dúvidas com o Dr. Victor Marques, oftalmologista cirurgião do tumor de órbita: atendimento humano, personalizado e sem intermediários.

Tenha, desde o primeiro contato, o telefone do seu oftalmologista na sua agenda.

Conheça um pouco mais do currículo:

· Graduação: Medicina – Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais;
. Ph.D, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP
· Treinamento cirúrgico: Oculoplástica e cirurgia de órbita pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP);
. Fellowship Observacional: Oculoplástica em mais de 5 países (Argentina, Estados Unidos, Canadá, Itália e México);
· Coordenador do ambulatório de Patologias Orbitárias (oncologia, trauma, anomalias, doenças inflamatórias etc) na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte;