Proptose ou Exoftalmia

O-que-é-Cirurgia-Oculoplástica

Ao contrário do que acontece na Enoftalmia, quando o globo ocular se retrai para dentro da caixa craniana, na proptose o globo ocular não consegue se acomodar dentro do espaço da cavidade orbitária, e começa a se projetar para fora.

O aumento do volume orbitário ocorre por inúmeras causas como:

– Traumas e Fraturas na cavidade orbitária: em casos de acidente, em que ocorra um traumatismo craniofacial, os ossos da cavidade orbitária podem se quebrar para o interior da órbita (blow-in) gerando edema, com isso, pode deslocar o globo ocular para fora da cavidade.

– Doenças inflamatórias que invadem a orbita, das quais podemos citar: Sarcoidose, Vasculites, Granulomatose de Wegener, Pseudotumor,  Hiperplasia Linfóide, Doença de Graves, etc…

– Câncer de Órbita: quando há desenvolvimento de tumores na parte posterior da cavidade orbitária, o globo ocular é empurrado para fora.

– Tumores benignos como: Hemangioma cavernoso, Schwannoma, Cistos Dermóides, etc…

O termo Exoftalmia, apesar de ter  o mesmo significado de Proptose, é rotineiramente mais utilizado ao se referir a proptose na Doença de Graves.

É muito importante realizar o diagnóstico precoce  mediante ao aparecimento de uma Proptose (olho pra fora ou olho saltado). O diagnóstico é possível através de exames de imagem e consulta com um oftalmologista com experiência em patologias orbitárias. O tratamento ideal, vai depender de cada caso mas deve ser instituído o mais precoce possível para evitar sequelas como perda visual  por compressão do nervo óptico e evitar mutilações cirúrgicas em tratamentos tardios.

Quer receber um atendimento do Dr. Victor Marques?
Acesse a Área de Agendamento e entre em contato conosco. Se preferir, fale com o doutor pelo WhatsApp (31) 99377-0002

 
agendamento-por-whatsapp-dr-victor-marques