Proptose ou Exoftalmia

Proptose

Ao contrário do que acontece na Enoftalmia, quando o globo ocular se retrai para dentro da caixa craniana, na proptose o globo ocular não consegue se acomodar dentro do espaço da cavidade orbitária, e começa a se projetar para fora.

Causas da Proptose

– Traumas e Fraturas na cavidade orbitária: em casos de acidente, em que ocorra um traumatismo craniofacial, os ossos da cavidade orbitária podem se quebrar para o interior da órbita (blow-in) gerando edema, com isso, pode deslocar o globo ocular para fora da cavidade.

– Doenças inflamatórias que invadem a orbita, das quais podemos citar: Sarcoidose, Vasculites, Granulomatose de Wegener, Pseudotumor,  Hiperplasia Linfóide, Doença de Graves, etc…

– Câncer de Órbita: quando há desenvolvimento de tumores na parte posterior da cavidade orbitária, o globo ocular é empurrado para fora.

– Tumores benignos como: Hemangioma cavernoso, Schwannoma, Cistos Dermóides, etc…

O termo Exoftalmia, apesar de ter  o mesmo significado de Proptose, é rotineiramente mais utilizado ao se referir a proptose na Doença de Graves.

É muito importante realizar o diagnóstico precoce  mediante ao aparecimento de uma Proptose (olho pra fora ou olho saltado). O diagnóstico é possível através de exames de imagem e consulta com um oftalmologista com experiência em patologias orbitárias. O tratamento ideal, vai depender de cada caso mas deve ser instituído o mais precoce possível para evitar sequelas como perda visual  por compressão do nervo óptico e evitar mutilações cirúrgicas em tratamentos tardios.

VOCÊ PRECISA DE UM CIRURGIÃO DE ÓRBITA EXTREMAMENTE BEM PREPARADO

Está na hora de cuidar da saúde dos seus olhos, afinal, manter a integridade física e a visão é indispensável para resguardar a qualidade de vida. Confie no Dr. Victor Marques, conheça mais sobre ele:

Currículo do Dr. Victor Marques

.Graduação: Medicina – Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais;
. Ph.D pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto -USP;
. Treinamento cirúrgico: Oculoplástica e cirurgia de órbita pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP);
. Fellowship Observacional: Oculoplástica em mais de 5 países (Argentina, Canadá, Itália Estados Unidos e México);
· Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular;
· Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia;
. Coordenador do ambulatório de Patologias Orbitárias (oncologia, trauma, anomalias, doenças inflamatórias etc) na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte;
· Professor de anatomia na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG).

Com expertise garantida, o Dr. Victor Marques é o profissional ideal para cuidar do seu tratamento. E sabe qual é o outro diferencial dele? Atende você diretamente pelo WhatsApp. Isso mesmo, sem intermediários: você fala diretamente com o seu médico, esclarece dúvidas iniciais e já agenda a primeira consulta.

ONDE VOCÊ MORA?

Não importa. O atendimento é realizado em todo o país, basta que você entre em contato e tenha acesso a um contato humano, personalizado para você se sentir, desde o primeiro momento, muito bem cuidado.

Quer receber um atendimento do Dr. Victor Marques?
Acesse a Área de Agendamento e entre em contato conosco. Se preferir, fale com o doutor pelo WhatsApp (31) 99377-0002

agendamento-por-whatsapp-dr-victor-marques

Tire suas dúvidas pelo Whatsapp do Doutor

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support