A descompressão de órbita é o procedimento cirúrgico utilizado para o tratamento da proptose, principalmente na doença de Graves. Apesar do nome pouco usual, esta doença é popularmente conhecida e reconhecida pela característica dos “olhos saltados para fora da órbita”.

A correção desta deformidade ocular é importante, pois trata de questões estéticas, promovendo mais qualidade de vida para os pacientes e, claro, saúde.

De forma geral, a descompressão orbitária é uma solução invasiva mas segura, composta de várias técnicas – selecionadas de acordo com o estado ocular – para dar mais espaço para aos olhos na órbita, ajustando-a a um tamanho compatível com a necessidade.

Resumidamente, os principais métodos cirúrgicos são: ampliação da estrutura da órbita e remoção de gordura ocular. Dependendo da região que causa a proptose, a descompressão de órbita pode ser medial, inferior ou lateral.

Um olho, para ser considerado, pela avaliação clínica, dentro da normalidade, precisa medir entre 16 mm e 18 mm da lateral da órbita até o cume da córnea, se esta classificação é ultrapassada, diagnostica-se o paciente com proptose.

O que causa a proptose?

O tratamento do exoftalmo, outro nome para a proptose, existe e gera resultados positivos comprovadamente e apresenta pequena reincidência de “olhos saltados” após a operação, além de ter curto período de recuperação.

O nome que está por trás dessa doença, na maioria das vezes, é a orbitopatia de graves, originária, por sua vez, da doença de graves. Entenda melhor sobre cada uma delas:

Doença de graves:

Autoimune – ou seja, responsável por criar a si mesma ao fazer com que os anticorpos ataquem uma região saudável do corpo – a doença de graves, que é responsável por tornar a tireóide hiperativa. É a única forma de hipertireoidismo que acarreta problemas diretamente aos olhos.

Os grupos mais suscetíveis a desenvolver a enfermidade são as mulheres acima de 40 anos e/ou que tenham histórico da doença na família e fumantes.

O que é orbitopatia de graves?

É uma consequência da doença de graves. Ao atingir o globo ocular, o sistema imunológico, que já está desregulado, ataca a região: o aumento do volume de gordura, de tecidos conjuntivos e outros músculos é o que desloca o olho da órbita, causando a orbitopatia de graves.

Principais sintomas da orbitopatia de graves:

  • Os já citados olhos saltados;
  • Inflamação na órbita;
  • Sensibilidade à luz;
  • Ardência nos olhos;
  • Visão duplicada (diplopia);
  • Possível perda de visão.

Este artigo trata da proptose causada por orbitopatia de graves, porém, ainda que o estado clínico confirme o exoftalmo, a motivação para a presença da proptose pode ter outras origens como: anormalidade nos vasos sanguíneos oculares, tumores, lesão nos olhos, infecções, leucemia aguda e outros casos, que podem ser investigados com um oftalmologista com experiência em patologias da órbita.

Os exames para descompressão da órbita são, basicamente, a exoftalmometria, a tomografia, a ressonância magnética e o campo visual, opções que proporcionarão um quadro completo do estado clínico e a definição de qual tratamento será indicado pelo médico oftalmologista.

Cirurgia para descompressão de órbita

A cirurgia para descompressão de órbita, como informado anteriormente, é capaz de reparar a proptose, independentemente da sua causa originária. Ela é indicada se a correção depender da retirada de um pequeno fragmento de osso ou tecido da órbita.

Se as pálpebras forem as protagonistas do desconforto ocular, realiza-se a cirurgia palpebral e, por fim, se o objetivo for recuperar os olhos a sua posição correta e extinguir a diplopia, trata-se o paciente com a intervenção nos músculos extraoculares.

Como faço para agendar uma cirurgia?

Pode ser muito mais fácil do que você imagina reverter a condição da proptose. Para começar, você precisa de um atendimento personalizado e humano com alguém que você confie. Que tal ser com o seu mais novo médico oftalmologista, o Dr. Victor Marques?

O Dr. Victor Marques oftalmologista e cirurgião de órbita, está à disposição via WhatsApp para falar com você, esclarecer as dúvidas iniciais e agendar uma consulta.

Além disso, ele é PhD em Medicina pela Universidade de São Paulo com fellowship em oculopástica na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), com experiência internacional em diversos países como Estados Unidos, México, Argentina, Canadá e Itália. Decidido?

Fale diretamente com o Dr. Victor Marques pelo Whatsapp: (31)99377-0002

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *