Notou alguma deformidade nos seus olhos após uma pancada no rosto? Confira os sinais de que você pode ter fraturado a órbita
Se após sofrer alguma pancada forte no rosto você está sentindo dor, inchaço, visão dupla ou diminuída, é bem possível que você tenha fraturado a órbita.
Esse tipo de lesão facial, apesar de comum (são encontradas em cerca de 80% dos casos de fraturas no rosto), é bastante grave e pode afetar várias partes da cavidade ocular, como os músculos que movimentam os olhos, os nervos, os vasos sanguíneos, o próprio globo ocular, e até mesmo as estruturas que produzem e drenam as lágrimas.
Assim como as causas, os sintomas desse tipo de lesão são inúmeros e variam dependendo da localização, gravidade e tipo de fratura. Saiba quais são os três principais sinais de que você pode ter fraturado a órbita e seus olhos:
Pálpebras caídas
Quando o globo ocular sofre um trauma, a consequência natural é uma ou mais paredes desta cavidade serem rompidas, o que funciona como válvula de escape para o aumento da pressão interna causada pelo trauma.
Como consequência de ter fraturado a órbita de uma ou mais paredes desta cavidade orbitária, pode ocorrer herniação (protusões de um tecido para um local que originalmente não é o seu) dos tecidos moles, a exemplo das pálpebras, que ficam visualmente “caídas”, o que é clinicamente chamado de ptose palpebral.
Dependendo de quanto a pálpebra obstrui a visão, as pessoas podem ter dificuldade de enxergar.
Visão Dupla
Causado também em decorrência da dificuldade de movimento ocular do olho afetado, outro sintoma claro de que você pode ter fraturado a órbita é a visão dupla.
A visão dupla, também denominada diplopia, significa que a pessoa vê duas imagens de um único objeto.
Esse sintoma é causado porque o globo ocular “cai”, mesmo que seja milímetros e visualmente imperceptível. Esta queda causa a diplopia (visão dupla), já que a mínima diferença na linha da pupila faz com que se perca o foco.
Olho Fundo
Quando acontece uma fratura que lesiona a cavidade orbital, pode ocorrer um aumento do espaço interno da cavidade ocular, geralmente na região mais posterior e medial, fazendo com que o globo ocular fique em uma posição “mais para trás”, ocasionando o “olho fundo”.
Isso ocorre porque o conteúdo orbitário é feito de gordura e é muito importante pois ele que mantêm o globo ocular “para fora”, na posição correta.
Quando ocorre uma fratura de órbita e parte desse conteúdo é perdido, o paciente não terá nenhum prejuízo na visão, mas apresenta esse sintoma de afundamento do olho.
Além desses, há outros sinais de ter fraturado a órbita aos quais você deve estar atento caso tenha sofrido alguma pancada forte nesta região:
- Olhos escuros, com inchaço e coloração preta e azul ao redor do olho ferido;
- Possível vermelhidão e áreas de sangramento no branco do olho e no revestimento interno das pálpebras;
- Dificuldade para olhar para cima, para baixo, para a direita ou para a esquerda;
- Dormência na testa, pálpebras, bochecha, lábio superior ou dentes superiores do mesmo lado do olho lesionado, possivelmente relacionados a danos nos nervos causados pela fratura;
- Um acúmulo inchado de ar sob a pele perto do olho, geralmente é um sinal de que a fratura rompeu a parede de uma cavidade sinusal, especificamente o seio maxilar, uma câmara cheia de ar localizada dentro da bochecha abaixo do olho;
- Inchaço e deformidade da bochecha ou testa, com um dente evidente sobre a área do osso quebrado;
- Uma bochecha anormalmente plana, e possivelmente uma dor severa na bochecha ao tentar abrir a boca.
Quando chamar um profissional?
Fratura na órbita é um problema sério. Esse acidente pode causar deformidade física, além de interferir na visão, na função dos nervos e no uso completo da cabeça e do rosto.
Se você sofreu alguma pancada forte na região do rosto ou próxima aos olhos, aplique compressas frias na área lesada por pelo menos 15 minutos para ajudar a reduzir a dor e o inchaço.
Além disso, procure atendimento médico imediatamente se tiver algum dos sintomas de ter fraturado a órbita, listamos acima.
Lembre-se de que os ossos dos seus olhos são de vital importância para a aparência do seu rosto, bem como para a sua capacidade de usar os músculos faciais para mastigar, falar, ver, cheirar e outras funções.
Se você estiver procurando um especialista em oftalmologia com experiência em cirurgia de órbita e fratura de órbita para reparar os danos devido a uma fratura, fale conosco ou
No comment yet, add your voice below!