Proptose ou Exoftalmia
Ao contrário do que acontece na Enoftalmia, quando o globo ocular se retrai para dentro da caixa craniana, na proptose o globo ocular não consegue se acomodar dentro do espaço da cavidade orbitária, e começa a se projetar para fora.
Causas da Proptose
– Traumas e Fraturas na cavidade orbitária: em casos de acidente, em que ocorra um traumatismo craniofacial, os ossos da cavidade orbitária podem se quebrar para o interior da órbita (blow-in) gerando edema, com isso, pode deslocar o globo ocular para fora da cavidade.
– Doenças inflamatórias que invadem a orbita, das quais podemos citar: Sarcoidose, Vasculites, Granulomatose de Wegener, Pseudotumor, Hiperplasia Linfóide, Doença de Graves, etc…
– Câncer de Órbita: quando há desenvolvimento de tumores na parte posterior da cavidade orbitária, o globo ocular é empurrado para fora.
– Tumores benignos como: Hemangioma cavernoso, Schwannoma, Cistos Dermóides, etc…
O termo Exoftalmia, apesar de ter o mesmo significado de Proptose, é rotineiramente mais utilizado ao se referir a proptose na Doença de Graves.
É muito importante realizar o diagnóstico precoce mediante ao aparecimento de uma Proptose (olho pra fora ou olho saltado). O diagnóstico é possível através de exames de imagem e consulta com um oftalmologista com experiência em patologias orbitárias. O tratamento ideal, vai depender de cada caso mas deve ser instituído o mais precoce possível para evitar sequelas como perda visual por compressão do nervo óptico e evitar mutilações cirúrgicas em tratamentos tardios.
VOCÊ PRECISA DE UM CIRURGIÃO DE ÓRBITA EXTREMAMENTE BEM PREPARADO
Está na hora de cuidar da saúde dos seus olhos, afinal, manter a integridade física e a visão é indispensável para resguardar a qualidade de vida. Confie no Dr. Victor Marques, conheça mais sobre ele:
Currículo do Dr. Victor Marques
.Graduação: Medicina – Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais;
. Ph.D pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto -USP;
. Treinamento cirúrgico: Oculoplástica e cirurgia de órbita pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP);
. Fellowship Observacional: Oculoplástica em mais de 5 países (Argentina, Canadá, Itália Estados Unidos e México);
· Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular;
· Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia;
. Coordenador do ambulatório de Patologias Orbitárias (oncologia, trauma, anomalias, doenças inflamatórias etc) na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte;
· Professor de anatomia na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG).
Com expertise garantida, o Dr. Victor Marques é o profissional ideal para cuidar do seu tratamento. E sabe qual é o outro diferencial dele? Atende você diretamente pelo WhatsApp. Isso mesmo, sem intermediários: você fala diretamente com o seu médico, esclarece dúvidas iniciais e já agenda a primeira consulta.
ONDE VOCÊ MORA?
Não importa. O atendimento é realizado em todo o país, basta que você entre em contato e tenha acesso a um contato humano, personalizado para você se sentir, desde o primeiro momento, muito bem cuidado.