Enoftalmia e Anoftalmia
Enoftalmo ou enoftalmia, é o nome dado ao afundamento do globo ocular (olho fundo) para dentro da cavidade orbitária por qualquer causa como: doenças inflamatórias, tumores, tratamentos oncológicos, radioterapia, traumas, fraturas da órbita, ou outras alterações craniofaciais que possam acometer a órbita mudando seu volume. Anoftalmo ou anoftalmia é uma má formação congênita caracterizada pela ausência de um ou de ambos os olhos.
O enoftalmo aparece após qualquer situação patológica ou traumática que diminua o volume da gordura da órbita ou aumente o volume da cavidade óssea(fraturas da órbita).
Sintomas da Enoftalmia
Os sintomas mais comuns em casos de enoftalmo é aparência de olho fundo, queda da pálpebra superior(pseudo ptose) e visão dupla (diplopia). O enoftalmo tem tratamento. É realizado através de cirurgias reparadoras, que possibilitam reposicionar o globo ocular em sua localização primária devolvendo o volume orbitário considerado fisiológico.
Isto é possível através de implantes de materiais especiais, que são fixados no interior da órbita por um oftalmologista cirurgião de órbita. Com isso o aspecto de olho fundo desaparece melhorando a movimentação do olho, diminuindo a visão dupla e reabilitando estética oculofacial. Em casos especiais outros tratamentos adicionais também devem ser oferecidos para tratamento definitivo.
A anoftalmia também merece tratamento. A criança ao nascer com um defeito de formação do globo ocular precisa ser acompanhada por um especialista.
O oftalmologista, cirurgião de anexos dos olhos(órbita, pálpebra e via lacrimal), é o profissional qualificado a avaliar cada caso e tomar condutas para o crescimento adequado da órbita. A falta do volume do globo ocular unilateral, pode causar uma deformidade por uma órbita crescer diferente da outra.
O tratamento deve ser iniciado o quanto antes com implantes de micro próteses acompanhando o crescimento da criança associando a cirurgias reconstrutivas possibilitando a adaptação de prótese e reabilitação estética.