Pseudotumor Cerebral

dr-victor-marques-orbita-02

O Pseudotumor Cerebral (PTC) é uma doença que se caracteriza pelo aumento da pressão intracraniana sem causa ou motivo aparente, também conhecido como Hipertensão Intracraniana Idiopática.

O Pseudotumor provoca acúmulo de fluidos e líquidos dentro da caixa craniana, provocando fortes dores. Em termos oftalmológicos, o Pseudotumor Cerebral pode acarretar em compressão do nervo óptico, provocando em queda da visão.

O tratamento do PTC deve ser feito de forma cirúrgica, com o procedimento chamado de Fenestração do Nervo Óptico já preconizado há muito anos. O Oftalmologista Cirurgião de Órbita faz uma abertura no tecido do nervo óptico, provocando uma fístula (canal de comunicação criado cirurgicamente) para fazer a drenagem do líquido intracraniano (líquor) para o interior da órbita. Com isto as consequências da hipertensão intracraniana no nervo óptico diminui evitando a perda visual.[1, 2]

Referências:

  1. Kanagalingam, S. and P.S. Subramanian, Update on Idiopathic Intracranial Hypertension. Curr Treat Options Neurol, 2018. 20(7): p. 24.
  2. Sergott, R.C., Optic nerve sheath decompression: history, techniques, and indications. Int Ophthalmol Clin, 1991. 31(4): p. 71-81.
Quer saber mais sobre o Dr. Victor Marques?
Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, fale conosco pelo WhatsApp (31) 99641-7565