Corpo Estranho Orbitário

dr-victor-marques-orbita-06

Corpo Estranho Orbital é o nome dado a qualquer elemento que acabe penetrando o espaço entre o globo ocular e os ossos da órbita . A penetração destes elementos na cavidade orbitária acontece, geralmente, através de trauma direto e penetrante.

Um corpo estranho que fique retido na cavidade orbitária pode causar danos estruturais e funcionais graves aos olhos e conteúdo orbitário. Por isso, é muito importante fazer a retirada do objeto o quanto antes. Porém, nem todo corpo estranho é identificado facilmente em uma primeira avaliação. A experiência de um profissional que trabalha com trauma através do auxilio de exames de imagens possibilita a identificação de tais estruturas indicando a remoção precoce.

Os tipos de corpo estranho mais comuns são pedaços de madeira, vidro, objetos de metal, projétil de arma de fogo, etc… A tomografia é uma das opções de exame de imagem, por ser de realização rápida e precisa para identificar alterações orbitárias. A ressonância é outro exame que auxilia a identificação do provável material do objeto em estudo.

O tratamento e prognóstico depende da localização e da composição do corpo estranho, lembrando que corpos estranhos retidos por longo tempo no organismo podem dar reação e necessitar serem removidos mesmo que já estando ali alojados a anos. O cirurgião de órbita é o profissional indicado para realizar este tipo de diagnóstico diferencial e indicar e realizar a cirurgia na órbita.

 

Quer saber mais sobre o Dr. Victor Marques?
Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, fale conosco pelo WhatsApp (31) 99641-7565