Blog

04
Abr

Tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia de fratura de órbita

Fratura de Órbita - Dr Victor Marques

Fratura de órbita compromete seriamente a aparência e a funcionalidade do rosto e pode ser resolvida com cirurgia. Saiba mais sobre ela.

Você já deve ter ouvido falar em fratura de órbita, ou de cavidade orbitária. Se não, saiba que é algo sério, porém simples de entender. A órbita é uma cavidade composta por 7 ossos que abriga os músculos e nervos, além do bulbo do olho, vasos e o aparelho lacrimal. Caso você detecte os sintomas de uma fratura nessa região será possível que seja necessária a realização de uma cirurgia de fratura de órbita.

Se este for o seu caso, antes de realizar essa cirurgia, assim como se recomenda para qualquer procedimento cirúrgico, é preciso se munir da maior quantidade de informações possível.

Como funciona a cirurgia de fratura de órbita?

O primeiro elemento primordial para que uma cirurgia de fratura de órbita  seja bem sucedida é ser realizada por um profissional oftalmologista com experiência e formação especializada na área.

Pois, para realizar os procedimentos que envolvem cirurgias desse tipo, é preciso que o profissional seja um profundo conhecedor da anatomia, dos exames de imagens e das doenças que acometem a órbita.

Recomenda-se que a cirurgia deve ocorrer entre 1 e 2 semanas após o trauma, pois é necessário que o inchaço já tenha diminuído e que o processo de fibrose (excesso de tecido conjuntivo fibroso em um órgão ou tecido) não tenha sido iniciado.

Após verificar se a fratura danificou alguma estrutura vital, o cirurgião coloca os ossos em sua posição original. Para esse tipo de reconstrução de órbita usualmente são utilizados certos tipos de materiais sintéticos.

Podem ser usados itens como placas de silicone ou polietileno poroso ou ainda implantes ou lâminas de plástico fina que substituirão a região óssea afetada. Esses materiais, além de substituir os ossos farão a ligação entre as partes quebradas e ajudarão a cicatrizar a região.

Geralmente os cirurgiões de fratura de órbita optam por realizá-la por via transconjuntival, ou seja, por dentro da pálpebra, e por isso não são necessários cortes que ficariam visíveis na pele.  

Uma cirurgia de fratura de órbita pode incluir procedimentos cirúrgicos como liberação de músculos, ligamentos ou nervos; remoção de fragmentos ósseos; reestruturação da órbita ocular; reparação de deformidades, entre outros.

Como é a recuperação cirúrgica?

Após a realização da cirurgia é preciso tomar alguns cuidados para que a região cicatrize de forma rápida e de maneira correta. Para isso, especialista em órbita apontam algumas dicas, como ter cuidado ao levantar e não se esticar; não tomar analgésicos sem prescrição médica; dormir com a cabeça elevada em travesseiros extras; evitar empurrar objetos pesados; colocar gelo na área para reduzir o inchaço.

Além disso, recomendam ainda que se evite espirrar ou assoar o nariz, pois ações como essas podem exercer uma pressão desnecessária e acabar espalhando bactérias.

O período de recuperação irá variar de acordo com cada caso, a gravidade da fratura, o procedimento cirúrgico realizado e/ou organismo do paciente. Mas o que se tem é que geralmente a força do assoalho orbital é recuperada 24 dias após o reparo, então, após 3 semanas alguns médicos já orientam o retorno às atividade normais.

Quanto custa a Cirurgia de Fratura de Órbita?

Assim como os demais tipos de procedimentos cirúrgicos, o preço da cirurgia de fratura de órbita irá depender de inúmeros aspectos. Os fatores considerados vão desde a gravidade da fratura até às condições de saúde anteriores do paciente.

Por isso, não é possível quantificar exatamente o valor da cirurgia de fratura de órbita desse tipo, pois além dos aspectos citados acima, os valores serão praticados de acordo com os tetos previstos em cada cidade e região.

Entretanto, por se tratar de uma cirurgia importante e delicada, mais decisivo que o valor, o que mais deve ser levado em consideração é a qualificação do profissional que realizará a cirurgia e a estrutura do ambiente.   

Por isso, antes de contratar algum profissional analise bem o seu currículo, procure informações com outros pacientes e sobre como acontece a cirurgia.

O Dr. Victor Marques é especialista em oftalmologia com experiência em cirurgia de fratura de órbita e pode te ajudar a sanar os prejuízos resultantes de uma fratura de órbita.

Lembre-se que problemas como esses devem ser tratados o mais rápido possível, então fale conosco ou entre em contato diretamente com o Dr. Victor Marques através do seu Whatsapp (31) 9 9377-0002 e agende uma consulta.

Agende uma Consulta com o Dr. Victor Marques

398

Quer saber mais sobre a Cirurgia de Fratura de Órbita, entre em contato agora mesmo!