Blog

19
Jul

3 Sintomas que indicam que você pode ter fraturado a órbita e seus olhos

fraturado a órbita

Notou alguma deformidade nos seus olhos após uma pancada no rosto? Confira os sinais de que você pode ter fraturado a órbita

Se após sofrer alguma pancada forte no rosto você está sentindo dor, inchaço, visão dupla ou diminuída, é bem possível que você tenha fraturado a órbita.

Esse tipo de lesão facial, apesar de comum (são encontradas em cerca de 80% dos casos de fraturas no rosto), é bastante grave e pode afetar várias partes da cavidade ocular, como os músculos que movimentam os olhos, os nervos, os vasos sanguíneos, o próprio globo ocular, e até mesmo as estruturas que produzem e drenam as lágrimas.

Assim como as causas, os sintomas desse tipo de lesão são inúmeros e variam dependendo da localização, gravidade e tipo de fratura. Saiba quais são os três principais sinais de que você pode ter fraturado a órbita e seus olhos:

Pálpebras caídas

Quando o globo ocular sofre um trauma, a consequência natural é uma ou mais paredes desta cavidade serem rompidas, o que funciona como válvula de escape para o aumento da pressão interna causada pelo trauma.

Como consequência de ter fraturado a órbita de uma ou mais paredes desta cavidade orbitária, podem ocorrer herniação (protusões de um tecido para um local que originalmente não é o seu) dos tecidos moles, a exemplo das pálpebras, que ficam visualmente “caídas”, o que é clinicamente chamado de ptose palpebral.

Dependendo de quanto a pálpebra obstrui a visão, as pessoas podem ter dificuldade de enxergar.

Visão Dupla

Causado também em decorrência da dificuldade de movimento ocular do olho afetado, outro sintoma claro de que você pode ter fraturado a órbita é a visão dupla.

A visão dupla, também denominada diplopia, significa que a pessoa vê duas imagens de um único objeto.

Esse sintoma é causado porque o globo ocular “cai”, mesmo que seja milímetros e visualmente imperceptível. Esta queda causa a diplopia (visão dupla), já que a mínima diferença na linha da pupila faz com que se perca o foco.

Olho Fundo

Quando acontece uma fratura que lesiona a cavidade orbital, pode ocorrer um aumento do espaço interno da cavidade ocular, geralmente na região mais posterior e medial, fazendo com que o globo ocular fique em uma posição “mais para trás”, ocasionando o “olho fundo”.

Isso ocorre porque o conteúdo orbitário é feito de gordura e é muito importante pois ele que mantêm o globo ocular “para fora”, na  posição correta.

Quando ocorre uma fratura de órbita e parte desse conteúdo é perdido, o paciente não terá nenhum prejuízo na visão, mas apresenta esse sintoma de afundamento do olho.

Além desses, há outros sinais de ter  fraturado a órbita aos quais você deve estar atento caso tenha sofrido alguma pancada forte nesta região:

  • Olhos escuros, com inchaço e coloração preta e azul ao redor do olho ferido;
  • Possível vermelhidão e áreas de sangramento no branco do olho e no revestimento interno das pálpebras;
  • Dificuldade para olhar para cima, para baixo, para a direita ou para a esquerda;
  • Dormência na testa, pálpebras, bochecha, lábio superior ou dentes superiores do mesmo lado do olho lesionado, possivelmente relacionados a danos nos nervos causados ​​pela fratura;
  • Um acúmulo inchado de ar sob a pele perto do olho, geralmente é um sinal de que a fratura rompeu a parede de uma cavidade sinusal, especificamente o seio maxilar, uma câmara cheia de ar localizada dentro da bochecha abaixo do olho;
  • Inchaço e deformidade da bochecha ou testa, com um dente evidente sobre a área do osso quebrado;
  • Uma bochecha anormalmente plana, e possivelmente uma dor severa na bochecha quando você tenta abrir a boca.

Quando chamar um profissional?

Fratura na órbita é um problema sério. Esse acidente pode causar deformidade física, além de interferir na visão, na função dos nervos e no uso completo da cabeça e do rosto.

Se você sofreu alguma pancada forte na região do rosto ou próxima aos olhos, aplique compressas frias na área lesada por pelo menos 15 minutos para ajudar a reduzir a dor e o inchaço.

Além disso, procure atendimento médico imediatamente se tiver algum dos sintomas de ter fraturado a órbita que listamos acima.

Lembre-se de que os ossos dos seus olhos são de vital importância para a aparência do seu rosto, bem como para a sua capacidade de usar os músculos faciais para mastigar, falar, ver, cheirar e outras funções.

Se você estiver procurando um especialista em oftalmologia com experiência em cirurgia de órbita e fratura de órbita para reparar os danos devido a uma fratura, fale conosco ou entre em contato diretamente com o Dr. Victor Marques através do Whatsapp (31) 9 9377-0002 e agende agora uma consulta.

398