Hemangioma Capilar e Hemangioma Cavernoso

Existem dois tipos conhecidos de hemangiomas: Congênito ou capilar.

O hemangioma capilar pode aparecer nas pálpebras, órbitas e face. Sua formação se dá no período gestação, e é identificado após o nascimento. O acúmulo de vasos pode ser notado já nas primeiras semanas de vida do recém-nascido e tende a crescer no primeiro ano e depois sofre regressão parcial ou total espontaneamente. Normalmente ao aparecer na região da face o mesmo é tratado de imediato com medicamentos que provocam sua regressão total.

O Hemangioma Cavernoso é uma lesão congênita que normalmente ao nascimento não é perceptível devido ao seu pequeno tamanho. Apresenta encapsulado onde em seu interior tem um fluxo baixo sanguíneo e cresce ao longo do tempo por efeitos hormonais ou sangramentos de repetição. Ocorrem em todas as partes do corpo, inclusive nas pálpebras órbitas e sistema nervoso central.

O Hemangioma cavernoso é removido cirurgicamente quando identificado pois seu crescimento pode causar diplopia, perda de campo visual e perda visual. Quando ocorre na órbita, os sintomas mais comuns são a proptose, diplopia, baixa de acuidade visual, cefaleia, etc… A cirurgia é realizada por um oftalmologista com experiência em cirurgia de órbita com incisões minimamente invasivas. A cirurgia necessita de equipamentos microscópicos e materiais de alta qualidade para se evitar qualquer sequela durante a cirurgia.

Quer saber mais sobre o Dr. Victor Marques?
Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, fale conosco pelo WhatsApp (31) 99641-7565