Enoftalmia

dr-victor-marques-orbita-02

Enoftalmo ou Enoftalmia, é o nome dado ao afundamento do globo ocular para dentro da cavidade orbitária.

O enoftalmo pode ocorrer em alguns casos distintos:  

Senilidade: adquirida com o tempo, devido à atrofia do tecido gorduroso do conteúdo orbitário. Neste caso, apresenta-se bilateralmente (nos dois olhos ao mesmo tempo) e simétrica.

Desnutrição: a falta constante e severa de nutrientes básicos pode provocar a retração do músculo extra ocular. Pode apresentar-se bilateral ou unilateralmente, de forma assimétrica.

Traumática: fraturas orbitárias (paredes ou assoalho) desencadeiam o afundamento do globo ocular. Geralmente unilateral, e somente no olho afetado.

Síndrome do seio Silente ou Síndrome do seio silencioso: uma obstrução no óstio do seio maxilar leva uma atrofia deste seio e um ampliação no volume da órbita causando enoftlmo e olho fundo.

Medicamentoso: alguns colírios antiglaucomatosos (prostaglandinas) também podem causar atrofia da gordura orbitária causando um enoftalmo.

O tratamento, na maioria das vezes, é realizado através de cirurgia preenchendo o conteúdo orbitário  com alguns materiais especiais para reestruturação das paredes orbitária semelhante ao que é utilizado nos casos de reconstrução das fraturas da órbita.

 

Quer saber mais sobre o Dr. Victor Marques?
Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, fale conosco pelo WhatsApp (31) 99641-7565